sexta-feira, setembro 15, 2006

ANDANÇAS 2006

Estou-vos a escrever num harmonioso dia de praia. Deitado na minha toalha contemplo um horizonte rectilíneo e interminável apenas quebrado pelas ondas atlânticas. Passado algum tempo após a minha passagem pelo Festival Andanças, decidi calmamente retrata-lo neste meu modesto diário de bordo. Inspirado pela brisa marítima relembro o pior e o melhor desta edição.

Este ano foi diferente. Foi o mais diferente de todas as 6 ou 7 edições que tive oportunidade de participar. Não pela sua singularidade mas pela maneira como evoluiu toda a sua essência. Não que os workshops e os andantes fossem distintos de todos os outros mas porque simplesmente todo o espírito parece ter-se volatilizado.
Com o evoluir da dimensão e a ideia de arrecadar dinheiro fácil, foi estabelecida e elevada a conceito basilar desta edição, um regime de acesso ao parque de campismo simplesmente ridículo e de pura obrigatoriedade com contrapartida monetária.
Como tudo o que é bom acaba rápido, o característico espírito pacato, familiar e de grande união foi eclipsado por uma organização determinada a arrecadar grandes dizimas aos andantes. Nesta edição, para se poder frequentar o campismo, a “ Pé-de-Xumbo” obrigava a que pelo menos o ingresso para o baile fosse adquirido. Apesar de ninguém fazer intenções de nada contribuir ou participar nas actividades esta obrigatoriedade pareceu-me desadequada, simplesmente pelo facto de os ingressos só se fazerem vender após as 7 da tarde, o que naturalmente impedia o acesso aos nossos pertences até a essa hora! Para agravar ainda mais a tão desnecessária obrigação, porque quem se estabelece no campismo do Andanças naturalmente não está lá só para ouvir os pássaros a cantar, a organização colocara nos balcões de informações e serviços, pessoas incompetentes e declaradamente com falta de inteligência, várias vezes comprovada por mim! Isto só acontece com “pitas” e “murcões” que a troco de uma pulseira de acesso ilimitado, mostravam que faziam as funções designadas pela organização, ou pelos menos pensavam eles, e elas... A isto lhe chamavam de voluntariado!!! Bom não querendo mostrar nisto uma regra, o facto é que há sempre excepções, raras claro... no pior do andanças 2006...

O melhor ... e depois de ultrapassadas as intransigências , consegui encontrar o motivo e a essência do Andanças que me agarraram para continuar a estar e dançar.
A viagem até Carvalhais foi agradável como sempre, e também como sempre as paragens obrigatórias para remarcar o território abandonado anualmente. A Praia Fluvial do Vau foi mote de grandes brincadeiras aquáticas, fotos e uma boa jantarada, apreciando os petiscos do Bar da Praia.

Por entre a penumbra do monte e escondido pela negro da noite, surge uma personagem tipicamente rural, qual “jet-set” beirão, que a troco de histórias e das prometidas pipas nos cativou e distraiu sempre dentro do espírito festivaleiro. Depois de varias peripécias o “Compadre Alentejano” proporcionou-nos um momento fotográfico digno de álbum! Todos entraram nas brincadeiras e esta foto demonstra como bem recebemos e fomos recebidos por esta personagem.

Seguindo viagem, na noite galopante, reconstruí o meu efémero lar e preparava-me para uma grande noite de bailarico e copos. As hostilidades abriram-se... Nessa noite o reencontro com o espírito foi natural, e finalmente senti-me verdadeiramente no festival. Dancei, pulei e reencontrei pessoas que só por esta ocasião poderia conviver. Pessoas que comigo construíram um passado e marcaram a minha vida e com as quais não faço intenções de perder contacto... elas sabem quem são... “No momento da emoção os corpos dão-se ao abraço”




No dia seguinte, o acordar tardio e esforçado para manter a cabeça levantada, condicionaram a minha inércia e o meu GPS dizia-me que a magia da relva ajudaria-me a carregar baterias.
Momento especial para o divertido convívio da já habitual andante “KUMPANIA ALGAZARRA”www.kumpanialgazarra.com. Com um som a roçar Emir Kusturika, estes Portugueses estão lá, adorei e por isso fiz questão de lhes comprar um CD.




O calor do verão ajudou-me a procurar sombra, e ajudou-me a descobrir novas Andanças dentro das andanças. Por entre mercados e mercantis, encontrei a magia dos instrumentos tibetanos, australianos e orientais, um pedaço de mundo ao meu alcance. Para muitos andantes, esse pedaço era comprado, principalmente por mulheres, que a troco de 20euros e 10 minutos ouviam o “Xamã” e agarravam o ele lhes segredava. A fila era interminável !!! A eterna curiosidade e intriguisse feminina!



Este Festival foi-me curto porque havia necessidade de renovar marmitas e procurar novo poiso para a minha efémera casa. Mas por entre muitas peripécias e aventuras à descoberta de novos mundos, fica um apreço especial para a cidade de S. Pedro do Sul.
Um Abraço.
Diogo Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário