sexta-feira, julho 21, 2006

Bitória...Olé...Olé...


Caros amigos,
este tema é de extrema satisfação para mim, e concerteza para muitos amantes do futebol e da blogosfera.
Venho-vos falar do cenário de batalha campal e estupidez encapotada no bairrismo futebolistico em que Guimarães está mergulhado.
Desde sempre, ou melhor, desde que cá estou a viver (para falar do que sei), os Vimaranenses, no seu aspecto geral (salvo raras excepções, claro) são adeptos ferranhos do Vitória de Guimarães.
Não é por acaso que esta é a equipa do campeonato Português que demove mais massa associativa, em qualquer jogo, principalmente os disputados fora de sua casa!
Realmente é de louvar...ou não...
Bem, o desespero da equipa em manter os socios, que se mostram volateis numa altura em que a equipa desceu à segunda liga, é demonstrativo nesta imagem. Encontrei-a hoje num Outdoor montado na Rotunda da Universidade, os Vitorianos lamentam
terem sido "Promovidos" á segunda liga. Para mim, colheram os frutos que cultivaram, mas...

Eu não sou propriamente um entendido de Futebol e até mostro bastante desconhecimento nas minunciosas descrições de todos os jogadores e seu historial, mas como só falo do que sei....cá vai...

Em Guimarães só há dois tipos de adeptos; os que não são de guimarães, não são do Vitória; quem é de guimarães já é do vitoria... quem nasce em Guimarães é baptizado, qual religião de futuros defensores da camisola..."BITÓRIA...BITÒRIA"!!!

Ora, quando crescem, ultrapassada ou não há muito tempo a puberdade, os jovens são de aspecto "Guna", envergando o turbante do club, com cariz hostil, normalmente em bandos, e "Ai" de quem disser o mais pequeno pintelho do Vitória ou da Cidade de Guimarães!!! Discussões unilaterais são sempre um bom motivo para cultivar o ego e reforçar demonstrações de brutalidade e espirito clubistico fanático.
Dizem-me que adeptos de outros clubs também demonstram esse imposição de violencia para justificar as mais valias do club.
Também me dizem que há grande rivalidade entre BRAGA e GUIMARAES, e isso é um forte mote para se alimentarem dicussões...

Bem, o que sei é que não se pode dizer nada nem do club nem da cidade. Se assim for, és agredido ou retaliado,Chingado ou chinado...
A população Universitária também sofre desta rivalidade, pessoas de fora que vem dinamizar e desenvolver económicamente a cidade de acolhimento, são geralmente mal recebidas e tomadas como intrusos.
Em vez de se tentar cativar adeptos "forasteiros", são silenciados em manisfestações públicas de violencia.
Eu a isto chamo fanastismo futebolistico, verdadeiro hooliganismo ao direito á opinião e preferencia clubistica.
Intolerancia e injustificação quando se tentam valer argumentos ou divergências.
Quem não é de Guimarães e mora cá, sabe do que falo, de certo ja sentiu isso mais que uma vez...

Mas este sentimento bairrista não é só caracteristico dos adeptos vitorianos, o povo num aspecto geral, também não trata bem os estudantes, muito menos as suas manifestações.

Ora vejam o caso passado durante o cortejo da latada, em que a todos os novos estudantes (do Campus de Braga e de Guimarães, vindos de todo o Pais) são dadas as boasvindas ao circulo Universitário do Minho... uma senhora aborda um caloiro e diz...
"Vai, sai da frente, voces só atrapalham a cidade, fazem muito barulho, são uns inuteis..." entre outras coisas insultuosas. Eu tive que intervir e respondi-lhe...
" Minha senhora, semanas antes da Festa do Pinheiro ouvem-se bombos e caixas, a horas indecentes...
na própria festa são insurdecedores os bombos por toda a cidade, até as 6 e 7 da manha, e nós é que fazemos barulho?
E quem trabalha ou estuda cá não é prejudicado com isso?". Disse-lhe ainda, "O cortejo da latada é só um dia, uma tarde...
e a senhora mostra essa intolerancia, quando nós é que mostramos ser tolerantes convosco?"...

A conversa acabou por ali. Ela engoliu e foi à vida dela...
Ainda bem, também não queria alimentar mais a discução porque sei que esta é a verdadeira posição de toda a população Vimaranense!

A guerra entre BRAGA e GUIMARÃES arrastou-se até aos seus estudantes... e isto agravou-se no recente incidente passado na cerimónia académica do Velório da Gata, em que um "BURRO" (só assim se pode chamar) estudante ou não, atirou para cima do caixão (usado na cerimónia, simbólico entenda-se) uma bandeira do Vitória de Guimarães.
Isto só serviu para alimentar mais, uma guerra já disputada á base do punho e do insulto, de maneira tal, que uns dia depois fazendo eu um peditório de rua para os Bombeiros Voluntários de Guimarães (inserido num plano de actividades
da AAUM para angariar fundos e géneros alimenticios para IPSS's, quer nas grandes superficies, Continente e Feira Nova, quer na urbe das cidades de BRAGA e Guimarães em regime de peditório para os respectivos Bombeiros) fui alertado para sair do centro da cidade porque "vinham uns gajos da claque do Vitória
para nos acertar o passo ", unicamente por usarmos t-shirts da AAUM!!! Eu larguei logo o peditório, esforcei-me por uma causa tão nobre e à conta da merda do futebol ia-mos levar na cara, eu nem sabia o que se tinha passado!
Só depois vim a saber... a história do velório da gata...lamentável...acho que os supostos agressores apareceram, eu só não quis estar lá para ver.

Com estas e muitas outras eu sou anti-vitoriano, eu não gosto do vitória, nem do braga (sou simpatizante do benfica), mas sobretudo acho que isto só se passa com gente que se agarra á cultura futebolistica para dissimular a falta de inteligencia, demonstrar uma completa falta de cultura geral, e muito menos vontade de a cultivar.
A Prova está neste Outdoor... uma imagem vale por mil palavras...
Um abraço.

Já agora...
Recomenda-se este blog.
Para aficionados.... VITÓRIA NA SEGUNDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário